Portal Pitangui - Sua fonte de notícias na cidade de Pitangui (MG)

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Notícias/Cidade

PITANGUI NO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Na sexta-feira, 17, na região central da cidade, será realizada uma passeata e blitz em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

PITANGUI NO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma publicação do Unicef, de 2023, aponta que a cada 24 horas 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil – no entanto, esse número pode ser ainda maior, já que apenas 7 em cada 100 casos são denunciados.

O estudo ainda esclarece que 75% das vítimas são meninas e, em sua maioria, negras. Já segundo a Organização Mundial da Saúde, dos 204 milhões de crianças com menos de 18 anos, 9,6% sofrem exploração sexual, 22,9% são vítimas de abuso físico e 29,1% têm danos emocionais.

A violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é uma triste realidade presente nas cidades de grandes, de médio porte e também nas menores. O Brasil, de acordo com o ChildFund, ocupa o segundo lugar em um triste ranking: o de exploração sexual de crianças e adolescentes, estando apenas atrás da Tailândia. Por ano, de acordo com um panorama organizado pelo Instituto Liberta, são 500 mil vítimas.

Publicidade

Leia Também:

Mobilização 

Os trabalhos de conscientização, de denúncia e de proteção à crianças e adolescentes são os caminhos para reverter essa situação. Em Pitangui a prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza ações ao longo desse mês. Na sexta-feira, 17, na região central da cidade, será realizada uma passeata e blitz em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Essa atividade contará com a participação de representantes de várias entidades como Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, CONSEP, entre outras instituições. Nesse dia serão realizadas orientações e entrega de panfletos alusivos ao tema.

Palestras 

 

 

Em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, técnicos do Desenvolvimento Social do município realizarão ainda, ao longo do mês, palestras nas escolas da cidade onde serão abordados temas diversos adequados a cada faixa etária.

“A questão do abuso e exploração sexual infantil é um tema difícil, mas importante de ser tratado. Primeiramente há de se chamar a atenção da sociedade para esse problema e seu enfrentamento, ao mesmo tempo que construímos uma rede de proteção junto as nossas crianças e adolescentes; principalmente aos mais vulneráveis. Neste sentido, os trabalhos de mobilização e de conscientização são ferramentas para evitar as situações de abuso e exploração sexual", pontua Teresa Raquel – Secretária de Desenvolvimento Social.

Comemorado em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A data foi instituída porque nesse dia, 1973, dia, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

A passeata e blitz em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vai ter início às 9h, na Praça Plínio Malaquias (praça da antiga Estação).

 

 

 

FONTE/CRÉDITOS: Rodrigo Dias / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pitangui
Comentários:
Portal Pitangui

Publicado por:

Portal Pitangui

Seja bem-vindo ao Portal Pitangui! Sua fonte local de notícias, eventos e oportunidades. Informação que conecta e transforma. #portalpitangui.com

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!